Legalização da maconha reduz número de uso por adolescentes

legalização maconha adolescentes

Compartilhar:

A Associação Médica Americana publicou um relatório que conclui que a legalização da maconha nos EUA não resultou em um aumento no uso de maconha entre os jovens.

Em vez disso, as reformas geralmente se correlacionaram com um aumento no número de jovens que afirmaram não usar a planta.

Os resultados do estudo corroboram descobertas anteriores, sugerindo que a legalização e a regulamentação da maconha para adultos geralmente não resultam em um aumento no uso da substância pelos jovens, contrariando os argumentos frequentemente apresentados pelos opositores da mudança política.

O estudo utilizou dados de 47 estados e analisou respostas de 898.271 adolescentes.

De acordo com os autores, estudantes do nono ao décimo segundo ano relataram o uso de maconha, álcool, cigarros e cigarros eletrônicos no mês anterior.

A análise concluiu que a aprovação de leis sobre cannabis recreativa não se correlacionou com a probabilidade ou frequência de uso de cannabis pelos adolescentes.

Além disso, o lançamento das vendas recreativas de cannabis no varejo também não teve aumentos de uso.

A legalização também se correlacionou com reduções modestas no uso de cannabis, álcool e cigarros eletrônicos.

Os resultados sugerem que a legalização e o maior controle sobre os mercados de cannabis não facilitaram o acesso dos adolescentes ao consumo de substâncias.

E a legalização da maconha para quem já era usuário?

Legalização da maconha
No entanto, nem todas as conclusões do estudo são positivas do ponto de vista da saúde dos jovens. Jovens que já usavam maconha aumentaram a frequência de uso após a abertura do mercado.

A mudança se correlacionou com um aumento de 26% no uso entre os usuários, combinado com uma estimativa de efeito total não significativa.

Outros estudos chegam aos mesmos resultados

Legalização da maconha
Outra pesquisa realizada no estado de Washington com adolescentes revelou que o uso de maconha na vida e nos últimos 30 dias diminuiu desde a legalização, com quedas significativas nos últimos anos que se mantiveram constantes até 2023.

Por fim, um estudo realizado no final do ano passado também descobriu que estudantes canadenses do ensino médio relataram que era mais difícil obter acesso à maconha desde que o governo legalizou a droga em todo o país em 2019.

A prevalência do uso atual de cannabis também diminuiu durante o período do estudo.

Conheça nossa loja e ajude a financiar nosso projeto.

Jogue ou Decore