A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou um projeto de lei que multa quem portar ou faz uso de drogas em espaços públicos do estado.
O projeto de lei 475/2021 agora vai para a análise do governador Jorginho Mello (PL), que já anunciou em suas redes sociais que vai sancionar o texto. O deputado Jessé Lopes (PL) é o autor da proposta.
Vou sancionar a lei que multa quem usar drogas em espaços públicos 👍 pic.twitter.com/cZxg8CI0CI
— Jorginho Mello (@jorginhomello) July 3, 2024
Dentre todos os deputados, apenas Marquito (PSOL) votou contra. “O debate sobre drogas é mais amplo. Se resolve com muita inteligência, pesquisa e investigação”
A Alesc informou que a multa será de um salário mínimo (R$ 1.412) para quem for flagrado com drogas ilícitas em locais públicos. Isso inclui locais próximos a órgãos, instituições ou construções públicas, além de vias e parques.
O valor arrecadado terá a seguinte distribuição, diz Alesc: 50% para a segurança pública, 25% para campanhas antidrogas e 25% para a saúde.
Multa para uso de drogas e a recente decisão do STF
Quem for flagrado nessas condições pode receber advertências sobre os efeitos das drogas e medidas educativas, porém a decisão do STF não menciona a aplicação de multas.
A lei deve entrar em vigor após a sanção do governador.
Infelizmente é um passo pra frente e dois pra trás.