O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou por unanimidade uma proposta da ministra Regina Helena Costa para permitir a importação e cultivo de variedades de cannabis com baixo teor de THC para fins medicinais, farmacêuticos e industriais. A decisão suspende temporariamente os processos individuais ou coletivos envolvendo o plantio no Brasil até que o STJ decida o mérito, o que deve acontecer dentro de um ano. A decisão foi tomada em resposta a um recurso que pediu autorização para importação de sementes, plantio, comercialização e exploração industrial da Cannabis sativa, para fins exclusivamente industriais e farmacêuticos.
A ministra destacou que, embora o cultivo seja proibido, a Anvisa já regulamentou a importação de extrato de CBD para fins medicinais por pessoas jurídicas. Isso significa que a autorização para o plantio de cannabis pode ser uma maneira de impulsionar a indústria nacional e diminuir os altos custos associados à importação de insumos.
Além da decisão do STJ, ainda há a PL 399 em tramitação na Câmara dos Deputados. Esse projeto de lei busca regulamentar o cultivo e a industrialização da planta em solo brasileiro, inclusive para variedades com alto teor de THC. No entanto, o projeto aprovado pela Comissão Especial em 2021 ainda está parado desde então.
Fonte: @smokebuddies_oficial
Apresentação: @Nhockera
🔥🔥🔥
Seu ritual só fica completo quando tem Bem Bolado, nossa parceira especialista em utensílios canábicos
Acesse agora mesmo o site e fique por dentro de promoções e novidades
🔥🔥🔥
O Hemporter é o seu boletim diário com as principais notícias sobre a cannabis no Brasil e no mundo
Diariamente às 8h20 e às 14h20 dentro da programação da radiohemp.com e presente em todas as plataformas de podcast ✨
Assine para receber notificação e ouvir na sua plataforma favorita