Alemanha passa a permitir que motoristas fumem maconha

Compartilhar:

Após legalizar a maconha e seguir estudos que confirmam que fumar e dirigir não aumenta acidentes, Alemanha passa a permitir que motoristas fumem maconha.

Agora, motoristas podem ter até 3,5 nanogramas de THC por mililitro de soro sanguíneo, um aumento em relação ao limite anterior de 1 nanograma.

A medida seguiu as recomendações de uma comissão de especialistas do Ministério dos Transportes e reflete uma abordagem mais flexível em relação ao consumo de maconha.

Embora a nova legislação permita um limite mais alto de THC, os motoristas que excederem os 3,5 nanogramas por mililitro enfrentarão penalidades severas.

alemanha motoristas maconha

As infrações para os motoristas da Alemanha que fumam maconha

A primeira infração resulta em uma multa de 500 euros (cerca de R$ 3.120) e a suspensão da carteira de motorista por um mês.

Para motoristas abaixo de 21 anos, as regras são ainda mais rígidas, com proibição total do consumo de THC.

A testagem inicial será feita por meio de saliva, com a possibilidade de análise sanguínea caso o primeiro teste falhe.

Você sabe as diferenças entre THC e CBD?

Essa flexibilização na Alemanha contrasta com a abordagem de países como o Brasil, onde a legislação adota uma política de tolerância zero em relação ao consumo de psicoativos por motoristas.

No Brasil, dirigir sob efeito de cannabis é uma infração gravíssima, punida com multa, suspensão da carteira e, em alguns casos, prisão.

A fiscalização rigorosa inclui exames toxicológicos obrigatórios para motoristas profissionais, detectando substâncias no organismo por até um ano.

Jogue ou Decore