O governo do estado sancionou uma lei que estabelece a Política Estadual de Cannabis medicinal no Amapá.
Além do acesso à planta para fins medicinais, a normativa ainda inclui os usos veterinários e científicos.
Deputada propõe legislação sobre cannabis medicinal no Amapá
A deputada Edna Auzier propôs a legislação, que busca assegurar o acesso universal a tratamentos com maconha, promovendo a criação de serviços de orientação na rede estadual de saúde.
Um dos objetivos é convidar associações e entidades públicas ou privadas para firmarem convênios para testes de qualidade dos produtos oferecidos.
A lei também tem como objetivo regulamentar o cultivo, garantir o uso veterinário e promover pesquisa, educação em saúde e capacitação de pessoal para a prescrição e distribuição dos produtos à base de cannabis.
Ou seja, estamos falando de um dos conjuntos de regras mais completos do Brasil até aqui.
Amapá sai na frente por maconha para pacientes
O texto representa uma vitória para os pacientes amapaenses.
E coloca o estado entre aqueles que garantem acesso à cannabis para fins medicinais.
Embora não tenha sido o primeiro a ser apresentado no Amapá, o projeto aborda de uma forma a tratar a planta por inteiro.
De acordo com a Smoke Buddies Uma proposta de lei mais simples, que torna obrigatório o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo sistema público de saúde no Amapá, está parado na Assembleia desde abril do ano passado.
A importância dessa movimentação está na criação de um arcabouço legal que visa garantir o acesso seguro e regulamentado à cannabis medicinal no Amapá.
É fundamental proporcionar orientação, pesquisa, e estabelecer padrões de qualidade para beneficiar os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.
Atualmente 15 estados do Brasil já possuem sua própria regulamentação e leis que garantem o fornecimento gratuito de medicamentos à base de maconha.
Todas as regiões estão representadas nessa corrida verde por saúde e qualidade de vida.
Resta saber quando o governo federal vai abrir os olhos.
Aqui na Radio Hemp nós sabemos que Maconha só faz mal quando falta!