O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, esteve em visita à fazenda da Apepi e destacou a importância das associações de Cannabis do Brasil.
Segundo Mario Moreira, “este não é um debate de costumes, é um debate de saúde, que precisa envolver as autoridades sanitárias, Executivo, Legislativo e Judiciário”.
Ele ainda acrescentou que a Fiocruz é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde, e pode afinal contribuir com o tema.
“Nosso objetivo é adquirir elementos que possam orientar uma agenda de pesquisa sobre o tema”.
A visita serviu para conhecer o laboratório da associação e os aspectos importantes do plantio das mudas de Cannabis, extração e produção.
A Apepi (Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal) já promoveu seminários sobre a planta em parceria com a Fiocruz.
As associações e a saúde da população
O presidente da Fiocruz diz que a visita serve contudo para conhecer os padrões de qualidade e a definição de pureza do produto final.
“O Brasil não pode fugir do que vemos em outros países, com esses medicamentos contribuindo para a saúde das pessoas”, observou o diretor.
Segundo a Fiocruz há uma janela de oportunidade única para a discussão da certificação, produção e distribuição de medicamentos à base de cannabis.
Em suma, o trabalho realizado pelas associações contribuem inegavelmente com a saúde da população de baixa renda por meio do SUS.
Quais são as associações de Cannabis do Brasil?
A cada dia mais e mais associações conseguem na justiça o seu direito de existir e de prestar serviço a população brasileira.
Abaixo uma pequena lista de algumas associações de cannabis medicinal no Brasil que estão de acordo com a ANVISA:
Santa Cannabis
Apepi
Abrace Esperança
SBEC
Acuca
Associação Cannab
Embora a Cannabis medicinal já tenha se provado um excelente tratamento para diversas doenças, ainda é necessário receita médica para a utilizar.
Enquanto isso, a venda de maconha legal só cresce nos EUA.