Dados recentes mostram que o consumo de cannabis entre jovens caiu em 19 dos 21 estados onde houve legalização da planta para uso adulto. Além disso, nos estados pioneiros, a redução foi de 35% em uma década.
Essa mudança revela os impactos positivos da regulamentação no acesso e no uso… E mais uma vez coloca os mitos e verdades sobre a maconha em pauta.
Entre elas, dois estudos reforçam que a legalização não aumenta o consumo entre jovens. Por outro lado, as vendas regulamentadas promovem uma redução no uso.
A Pesquisa de Monitoramento do Futuro apontou queda significativa no uso de cannabis entre estudantes do 8º, 10º e 12º ano.
Legalização não facilita o acesso
Desde 2012, os índices têm diminuído, mesmo com a ampliação do mercado regulado. Assim, esse dado refuta o argumento de que a legalização facilita o acesso.
Outro estudo recente do Centros de Controle e Prevenção de Doenças confirmou essa tendência.
Em um período de dez anos, o número de estudantes do ensino médio que consumiram cannabis mensalmente diminuiu de forma consistente. Dessa forma, isso demonstra o efeito das políticas de restrição de idade.
No estado de Washington, a Pesquisa Jovens Saudáveis revelou quedas contínuas no consumo ao longo da vida e nos últimos 30 dias.
Desde quando o estado legalizou a cannabis, a percepção de fácil acesso entre jovens caiu significativamente.
No Colorado, os dados da Pesquisa Healthy Kids mostraram resultados semelhantes.
Em 2023, o consumo juvenil continuou em níveis mais baixos do que antes da legalização em 2012. Por isso, a regulamentação tem mostrado eficiência na proteção dos jovens.
Outros estados, como Califórnia, Nova York e Michigan, apresentaram padrões similares. Por sua vez, o relatório destaca que lojas licenciadas têm alta conformidade com as restrições de idade, enquanto o mercado ilegal não possui esse controle.
Parte dos impostos arrecadados com a venda de cannabis é direcionada para programas educativos. Essas iniciativas incluem atividades extracurriculares e campanhas de conscientização, fortalecendo a prevenção ao uso entre adolescentes.
A legalização da cannabis e os jovens: Dados
Os dados contradizem os argumentos dos críticos da legalização e o uso de cannabis por jovens. Nesse sentido, a substituição do mercado ilícito por um sistema regulado impacta diretamente no consumo juvenil.
A transição de políticas mostra resultados claros e positivos.
Esses estudos reforçam que a combinação de regulamentação e educação é eficaz. Políticas bem estruturadas protegem os jovens, reduzem o acesso e promovem uma relação mais consciente com a cannabis.
Recentemente outro estudo provou que a maconha não prejudica a inteligência de seus usuários.
Fonte: Sechat