Finalmente o STF está prestes a retomar o assunto sobre drogas e milhões de brasileiros retomam a esperança: A maconha pode ser legalizada!
A descriminalização das drogas deve voltar a pauta do STF ainda em março e este julgamento pode encerrar este assunto de uma vez por todas.
O caso que começou lá em 2015 vem nesses últimos anos andando a passos lentos, mas que mesmo assim parecem caminhar rumo a legalização.
Não tivemos mais nenhuma novidade desde que, em agosto do ano passado, o ministro André Mendonça pediu mais tempo para avaliação.
Hoje temos um placar de cinco a um pela descriminalização da maconha para uso próprio. Continuando a ser crime o porte de outras drogas.
A maconha pode ser legalizada ainda este mês?
Resta saber se outros ministros se juntarão a Cristiano Zanin, o único voto contra até então. Se apenas um ministro votar a favor, teremos a legalização.
Zanin foi quem pediu um critério mais objetivo a fim de diferenciar usuários e traficantes, e este é um dos pontos mais polêmicos do julgamento.
Como se faz a distinção entre usuário e traficante? Hoje, a interpretação varia de acordo com o perfil e o local onde ocorreu a apreensão.
Para especialistas de segurança pública, pessoas de periferia e pessoas de bairros ricos, quando flagrados com drogas, tem abordagens diferentes.
Autoridades consideram moradores de favelas como traficantes e pessoas de bairros mais abastados como usuários.
Os ministros sugerem considerar uso pessoal até 25 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas.
Já é bom irmos conhecendo genéticas de maconha pra quando legalizar todo mundo estar bem por dentro do assunto.
Compartilhe esta postagem entre seus amigos e vamos juntos torcer pela legalização!