A Assembleia Legislativa de São Paulo lançou, em 22 de agosto, um edital de R$ 1 milhão para pesquisas científicas sobre Cannabis.
No dia 22 de agosto a ALESP sediou a terceira audiência da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial.
O evento discutiu avanços e desafios na implementação da política pública de distribuição de cannabis medicinal no SUS de São Paulo.
Além disso, lançaram um edital de emendas parlamentares de R$ 1 milhão para financiar projetos relacionados à cannabis medicinal e ao cânhamo industrial.
A seriedade nas pesquisas científicas sobre Cannabis
Esse esforço visa garantir que o uso medicinal seja sempre embasado em pesquisas científicas sobre Cannabis.
Outro destaque do evento foi a participação do Dr. José Luiz da Costa, coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da Unicamp.
Ele destacou as dificuldades para realizar pesquisas com cannabis no Brasil e pediu principalmente apoio legislativo para o plantio de cannabis nas universidades públicas de São Paulo.
O edital lançado durante a audiência visa financiar projetos com abordagens diversas, abrangendo desde a ciência e tecnologia até a educação e cultura.
Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de outubro de 2024.
O investimento é proveniente de emendas parlamentares de Caio França e Eduardo Suplicy (PT), busca fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos relacionados à cannabis medicinal, fortalecendo a regulamentação e o uso seguro dessa planta.
Por fim, foi destacado o papel fundamental das universidades na busca por evidências e na promoção de produtos medicinais seguros e eficazes.